Nossa História

A igreja Flor de Jagube, institucionalizada como Centro Eclético de Fluente Luz Universal Maurílio Reis (Ceflumare), foi fundada em 1994, para realização de trabalhos espirituais da doutrina do Santo Daime em concomitância com o calendário oficial do Céu do Mapiá, que obedece as regras ritualísticas recebidas espiritualmente pelo Mestre Irineu e pelo Padrinho Sebastião. Liderada por Marcos Moysés (1950 – 2018) e Daniela Freitas, a igreja mantém hoje uma comunidade de 150 integrantes, que participam de todos os rituais de consagração da Santa Bebida e seguem firmes na disseminação da prática e dos valores da doutrina para a comunidade.

Orquidário Marcos Moysés

 As flores são elementos primordiais do trabalho espiritual realizado na Flor de Jagube e, para cada celebração, uma equipe é responsável pela decoração da igreja. Em 2016, foi inaugurado o Orquidário Marcos Moysés, em homenagem ao padrinho e fundador da FDJ e seu amor pelas flores, especialmente as orquídeas. Marcão, assim como é chamado por todos os que o conhecem, tinha fascínio pela beleza das orquídeas e sua capacidade de duração e floração. A manutenção do orquidário é feita pelos zeladores e integrantes da igreja, por meio de mutirões, mantendo viva a memória e o carinho pelas orquídeas alimentado por Marcos Moysés.

Responsabilidade socioambiental

Um dos pilares da igreja Flor de Jagube é a responsabilidade socioambiental. Nesse sentido, desde 2019, está em atividade o trabalho de agrofloresta, com a inclusão dos jardins no sistema de plantio de alimentos, uma ação sustentável que faz a recuperação florestal do terreno. O trabalho foi desenvolvido e é realizado pelos próprios zeladores e integrantes da igreja, que promovem mutirões de plantio, cuidados, limpeza e todas as tarefas necessárias para a manutenção da cadeia produtiva.

A FDJ está inserida na comunidade desde sua fundação, e o trabalho de agrofloresta é uma prática cristã, visando firmar a doutrina no viés da saúde e do bem-estar das pessoas por meio da alimentação. Essa ação está diretamente alinhada à missão do Santo Daime.

Flor de Jagube Marcos Moisés
Marcos Moysés (1950 – 2018)